segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As avós mágicas





    Um fenômeno muito interessante (irc) que eu tenho notado desde que entrei no caminho mágico nos idos anos 2000 é a presença quase que constante das “Avós Mágicas”. A maioria dos pseudos bruxos, pagões, satanistas, wiccanos (ou wiccanianos) tem com quase toda certeza uma Avó Mágica.
    Mas então o que realmente vem a ser as tais “Avós Mágicas”?
    Dentro da senda iniciatica ou dos que pretendem segui-la, uma das coisas que quase sempre lemos inicialmente é sobre a ideia de passar por rituais iniciaticos, aprender umconhecimento tradicional e imutável que vem sendo passado de geração a geração, de século a século. Obviamente a Bruxaria nunca foi e nunca será uma religiao de massas, na verdade como Oficio Feiticeiro, sempre esteve relagadaa uma ideia marginal e proscrita. Digo isto pelo fato de algumas pessoas ainda acreditarem que num passado distante e europeu, todos viviamos num Summerland em volta e dentro dos nossos Circulos de Pedras celebrando uma Deusa Mãe até que a famigerada cristandade destruiu com isto. Enfim, nem sempre é fácil na nossa busca e caminhada e encontrar algo que seja sério, útil aos nossos propósitos e que tenha alguma validade tradicional. Dai não encontrando nos deparamos com os livros tão encontrados pelos sebos virtuais e reais e nas livrarias com a ideia de que Wicca ou Bruxaria é: Faça o que quiser, tudo é valido, junte os Deuses que queira, tudo é valido, não se inicie, tudo é valido, não precisa de orientação, tudo é valido. Percebo que seguindo esta linha de raciocionio, tudo fica bonito, válido, as pessoas vão conhecendo e lendo sobre coisas nunca antes imaginadas e entrando em contato com este vasto mundo da magia (onde elas usam e abusam de todas as mitologias, da celta, nordia, hinduista, xintoista, mas estranhamente dificilmente usam um panteão africano ou algo que seja do folclore nacional), e em um determinado momento as mesmas se julgam em posição de ensinar alguém para passar adiante este valoroso e vasto conhecimento que elas conseguiram a muito ou pouco custo.
    E como fazer isto? Tudo foi aprendido em livros, todo este conteudo que a pessoa se julga respaldada para ensinar e passar adiante está ali nasmãos de quem desejar, então surge a personagem chave de nossa história: A AVÓ MÁGICA.
    Em quase 100% dos casos tais pessoas tem uma avó mágica (vejam bem, nunca é um avô), tal avó era bruxa e o ensinou e o doutrinou em tudo, passando tais conhecimentos secretissimos e senhas e palavras chaves para acessar estes e outros reinos, quase sempre esta avó mágica fez isto escondido dos pais de tais pessoas (outra conhecidencia, quase sempre uma avó mágica tem filhos evangélicos, filhos estes que são os pais da pessoa em questão), e eu me pergunto sempre porque motivos as avós mágicas nunca ensinam os filhos e apenas os netos?
    Penso por vezes que avós dão uma ideia de ancestralidade e antiguidade, validando assim a tentativa das pessoas em respaldarem os seus conhecimentos. Obviamente não estou dizendo com o teu texto que, ninguém possa ter tido uma avó que ensinou e passou tal conhecimento, afinal toda a regra tem sua exceção, comento apenas desta febre que já vejo que dura uns dez anos com as mesmas histórias.
    Lembro de certa vez que conversei com um garoto e o mesmo me disse que tinha uma avó Bruxa Hereditária que seguia o Panteão Egípcio celebrando os oito sabás como eram celebrados no Egito Antigo, fiquei pensando com os meus botões afrouxados: A Wica (ou Wicca) que é no que todos que tentam seguir isto se baseiam segue um padrão de calendário focado numa especifica região europeia, além de tal calendário contar e celebrar a vida dos Deuses cultuados, tais ritos são extremamente ligados ao local onde tal religião foi “criada” (lembro do meu iniciador me dizendo o seguinte: Os deuses da religião são topominicos e topográficos), ou seja levando em conta totalmente a sazonalidade (clima, vegetação, inclinação da terra) como podam os antigos Egípcios estarem celebrando os mesmos sabás que são celebrados na Inglaterra sendo que o clima não era o mesmo? Colheitas, plantio, chuvas, frio, luminosidade enfim n fatores que denotam uma grande diferença, então ao menos ANTIGAMENTE isto não deve ter acontecido realmente.
Obviamente eu deveria ter acreditado em tudo isto, pois foi a avó que passou TODO o conhecimento para este garoto em seu leito de morte (sim, quase sempre todo o conhecimento também é passado no leito de morte da pobre moribunda.
    Então eu termino meu texto duvida/desabafo por aqui, me perguntando se também não vão surgir com a moda das “criadas mágicas” que tudo ensinavam ao pé do fogão.

Que os Deuses possam nos Amaldiçoar e/ou Abençoar, na medida que possamos merecer e suportar
Cadmo Nereu

3 comentários:

  1. Irmão Cadmo..
    Como comentávamos já no inicio de 2001 que "eu e tu, éramos os únicos que não tínhamos origens no Oficio baseadas "numa avó monomastequitomizada e nem avô Druida...
    Lembra do que sempre afirmei: Enquanto algumas avós estavam ensinando bruxaria para alguns pseudos-wiccas e pagãos, às nossas ou estavam rezando um terço ou levando um despachos para exú nas encruzilhadas da Bahia......
    Bom texto me fez viajar no tempo....

    ResponderExcluir
  2. Rapaz... Fiquei pensando com seu texto. MUITO. Valeu a pena cada linha.
    Parabéns pela clareza de espírito e pensamento.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir